A palavra óculos surgiu com o termo ocularium, na Antiguidade Clássica. O termo era utilizado para designar os orifícios das armaduras dos soldados da época, que serviam para permitir que os mesmos enxergassem.

Somente no século I d.C surgiram as primeiras lentes corretivas, que eram feitas com pedras semipreciosas cortadas em tiras finas e davam origem aos óculos de grau para perto. Tudo isso se deve ao matemático árabe Alhazen, que, perto do ano 1000 d.C., formulou uma teoria sobre a incidência de luz em espelhos esféricos e como isso reagia no olho humano. Os monges eram, sobretudo, os mais beneficiados com o objeto, por passarem horas trabalhando nas grandes bibliotecas da Europa. Em 1270, na Alemanha, foram criados os primeiros óculos com aros de ferro e unidos por rebites. Eram semelhantes a um compasso, porém não possuíam hastes.

Os modelos que foram mais usados no século XV eram o Pince-nez e o Lornhons. Porém, eles ainda não possuíam hastes fixas, sendo que a mesma só passou a surgir no século XVII, e era usada para se apoiar às orelhas.

No Brasil, os óculos surgiram no século XVI, com a colonização portuguesa, e eram usados principalmente por religiosos (em sua maioria jesuítas), funcionários da coroa portuguesa, colonos abastados e homens de letras.

Uma antiga referência histórica sobre a existência dos óculos remonta aos antigos egípcios no século V a.C., que retratam lentes de vidro sem grau.

As primeiras referências sobre a existência óculos bifocais datam de 500 a.C. e foram encontradas em textos do filósofo chinês Confúcio. Nessa época, eram apenas um adereço pessoal. As lentes eram de vidro, mas não tinham grau.1

Foram as experiências em óptica de Robert Grosseteste e seu discípulo Roger Bacon que levaram à invenção dos óculos modernos. Em 1284, as guildas de Veneza já os mencionavam e durante o século XIV o fabrico de óculos popularizou-se por toda a Europa. Nem sempre os óculos foram fabricados com a forma com que são conhecidos hoje em dia. No século XIX era possível encontrar com mais facilidade que hoje os monóculos (apenas uma lente oftálmica) e, também, as lentes sem armação.

Em 1785 Benjamin Franklin inventou os primeiros óculos bifocais, com duas lentes a frente de cada olho unidas pela armação, possibilitando enxergar de longe e de perto em um único acessório. 2

Graças à utilização de matérias-primas mais baratas para sua produção e o grande avanço da tecnologia, hoje em dia existem os mais variados tipos de óculos, de diferentes tamanhos, cores, estilos, e para os mais variados gostos.

 

Acesse nossos modelos:

AZZARO - ALAIN MIKLI - BCBG MAXAZARIA - BURBERRY - BVLGARI - CALVIN KLEIN - CARTIER - CAROLINA HERRERA - CHARMANT - CEOV - CHLOÉ - DIESEL - DIOR - DOLCE & GABBANA - DKNY - ERMENEGILDO ZEGNA - ETRO - EVOKE - EMPÓRIO ARMANI - FENDI - FERRARI - FERRÉ - ESCADA - GUCCI - GUESS - GIVENCHY - GIORGIO ARMANI - HARLEY DAVIDSON - IC BERLIN - JUST CAVALLI - LA COSTE - MAX MARA - MERCEDES BENZ - MICHAEL KORS - MIU MIU - MINIMA - MONTBLANC - MIKLI - OAKLEY - OGA - POLO RALPH LAUREN- PORSCHE - PRADA - PUMA - RAY BAN - ROBERTO CAVALLI - RALPH LAUREN - RODENSTOCK - SALVATORE FERRAGAMO - STEPPERS - SWAROVSKI - TAG HEUER - TOMMY HILFIGER - TIFFANY - TOM FORD - VALENTINO - VOGUE - VICTOR HUGO - VERSACE - YVES SAINT LAURENT - ZEN BARCELONA
-----------------------------------------------------------------------------
Linha Infantil
BARBIE - DISNEY - LA COSTE INFANTIL - MIRAFLEX - MÍNIMA JUNIOR - PRINCESAS - SENNINHA - TURMA DA MÔNICA - RAYBAN JUNIOR

 

Volte ao topo Volte ao topo